sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dona May



Dona May não tira um chapéu de abas moles que lhe enfeita o rosto enrugadinho. Começa os dias na varanda do apartamento movendo o pescoço devagar, para cima e para baixo, para um lado e para outro. Alonga os braços, lubrificando as articulações dos ombros. Panturrilhas e pernas são ativadas quando eleva os calcanhares trinta vezes. Gira um bambolê invisível para trabalhar as articulações da bacia. Seu corpo precisa estar em forma.

Por muitos anos foi chefe de laboratório. A renomada empresa de cosméticos depositava em dona May confiança total. Nissei, de voz mansa e passos miúdos possuía um talento descoberto e reconhecido em seus primeiros anos de firma. As misturas de ervas que propunha invariavelmente levavam a perfumes surpreendentes para cada ítem das várias linhas de produção. Dona May sabia dosar elementos, sabia equilibrar, na medida certa, fragrância e função. Creme de rosto não pode cheirar como desodorante, nem xampoo como esmalte. Homens, mulheres, meninos e meninas podem ter nuances tão distintas quanto a variedade de perfumes oferecidos pela sábia natureza: jasmim, lavanda, poejo, menta, alecrim, alfazema, dama da noite, melissa, anis, narciso, noz moscada, erva-cidreira, camomila, pinus, rosa, sálvia, íris, heliotrópio, papoula, cada um com sua personalidade.

A ternura que põe em seus movimentos ao conduzir cada passo do marido, vítima de grave AVC, é o perfume que trabalha hoje.


A foto é do filme Poesia, lindo, vale a pena ver.

5 comentários:

  1. Uxa,
    Acredito que seja importante, sim,ler nossos
    comentarios, pelo menos de vez em quando...
    mas para nós,o importante é você escrever!
    Mesmo sem aparecer, estamos aqui.
    Abraço,Re.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Uxa,
    Boa noite!
    O texto do vídeo tem mistério.
    É agradável acompanhá-lo.
    Muito suave a sua Dona May.
    Obrigada pelos dois.
    Grande abraço,
    Cibele

    ResponderExcluir
  3. yessssssssssss, my friendinha querida

    ResponderExcluir
  4. Querida Uxa!

    Assim que li esse post me lembrei do casal da torre da frente do seu prédio! Tudo pode se tornar uma boa inspiração né?!
    Saudade!

    Beijos.

    Jú.

    ResponderExcluir